AJUSTES, UM MAL NECESSÁRIO

 

Sabemos o quanto as solicitações de alteração podem atrasar a finalização dos pacotes, e consequentemente a liberação dos pagamentos, além de ser um retrabalho chato. Isso não é legal para ninguém, nem para os clientes, nem para a Decora e vocês designers. Por isso, achamos interessante esclarecer um pouco mais esta etapa do trabalho.

Manter o padrão de qualidade é muito importante, quanto mais inspiradores os ambientes, maior a satisfação dos clientes e mais trabalhos são fechados para todos.

Para agilizar o processo, pacotes que ainda não estiverem no caminho certo após 3 alterações serão devolvidos. Portanto, muita atenção! Alguns pontos são essenciais para a aprovação dos ambientes.

Leia o briefing! Cuidado para não fugir do que é solicitado pelo cliente, quanto mais adequado ao briefing, menos alterações serão necessárias no trabalho, e é provável também que sejam mais sutis, não uma mudança geral na cena.

Veja este exemplo. Imagem de referência para ambientação de um banheiro:

Agora, observe a primeira prova enviada:

Bem diferente, certo? Você não deve copiar a cena do briefing. Criatividade e personalidade nos ambientes são sempre muito bem vindas! Mas esteja atento às referências para não se desviar do estilo solicitado.

Veja agora a cena aprovada:

O designer conseguiu seguir os direcionamentos da nossa equipe de qualidade, resultando num ambiente tão legal que chegou à final na escolha do melhor da quinzena.

Alterações não solicitadas ficam por conta e risco dos designers. Por exemplo: é solicitada a alteração de um armário, e ao enviar uma nova imagem para homologação o profissional decide mudar também a cor do papel de parede. Pode ser que fique legal e seja aprovado, mas esteja ciente que também é possível ser solicitado a voltar à cor anterior.

Além do alinhamento ao briefing, decoração, ângulo, iluminação e realismo da cena, a modelagem dos objetos também conta muito!

Veja abaixo um exemplo de modelagem que foi rejeitado:

Agora veja o mesmo produto modelado por outro profissional:

Muito melhor, não acha? A primeira imagem tem vários problemas: falta de atenção aos detalhes, texturas não condizentes, formas orgânicas mal representadas e ausência de representação de alguns elementos do objeto.

Abaixo, mais um exemplo. Neste caso o pacote foi devolvido tanto pela decoração dos ambientes quanto pela modelagem produto (pendente):

TENTATIVA I

TENTATIVA II

No briefing foi solicitado um foyer elegante, a primeira cena foge totalmente desse direcionamento. Há excesso de iluminação, a imagem não está realista, a ambientação é de baixa qualidade e não condizente com o estilo do produto. Na segunda, o ambiente está de acordo com o briefing, porém a ambientação e realismo fogem do padrão de qualidade.

Agora veja a versão aprovada deste mesmo pacote feita por outro profissional. O trabalho de ambientação e modelagem ficou excelente e acabou ganhando a premiação de setembro/2. Parabéns Natalia Moschetta!

AMBIENTE

CLOSE UP DO PRODUTO

A melhoria é evidente!

Para confirmar a importância das alterações, veja o depoimento do designer Lucas Rodrigues, que soube interpretar e traduzir muito bem os ajustes solicitados pela equipe de qualidade e levou a premiação de melhor ambientação na segunda quinzena de agosto:

"Entendo o padrão de qualidade de Decora, isso é muito importante! Vejo os ajustes como necessários para que esse padrão se mantenha, isso é bom, não só para a Decora, mas também para nós designers 3D. Neste meu trabalho, por exemplo, foram solicitados alguns ajustes importantes que contribuíram para que o trabalho ficasse muito melhor! Resultado... fui premiado com esse pacote.”

                                                                                - Lucas Rodrigues

Veja novamente seu ambiente:

É importante lembrar também que agora a homologação é feita tanto pela Decora quanto pelo cliente, então se você receber a solicitação de algum ajuste que parece meio incomum, pode ser que a alteração tenha sido feita por eles após a cena ser aprovada pela nossa equipe.

O processo ficou mais claro agora? Caso permaneça alguma dúvida entre em contato com a gente ;)