AVALIAÇÃO DOS PACOTES

 

Uma das maiores preocupações dos designers ao finalizar um pacote é a nota que receberão pelo seu trabalho, afinal, esse é um dos fatores mais importantes para determinar quais jobs poderão pegar ou não, quem está qualificado a ser um Top Designer e quais ambientes irão concorrer ao prêmio Melhor da Quinzena, por exemplo.

A DECORA está em constante crescimento e evolução e, consequentemente, o número de pacotes disponíveis e designers na comunidade está aumentando, assim como o nível de qualidade exigido pelos clientes. Por isso, é preciso que a nossa Equipe de Qualidade seja cada vez mais rigorosa em suas avaliações. A tendência é que um pacote que recebia nota 5 há alguns meses, agora passe a ser avaliado com 4, e o que recebia nota 4, passe a ser um 3.

 

ENTENDA COMO CADA ITEM É AVALIADO

Fotografia

Analisamos se o enquadramento está de acordo com o briefing, se a iluminação da cena está boa e, principalmente, se os produtos do pacote estão sendo valorizados (se não estão cortados, se confundindo com o ambiente ou escondidos atrás de outros produtos, etc.)

 

Modelagem

Analisamos se os produtos estão modelados corretamente, obedecendo as medidas e proporções, assim como os materiais (texturas, brilho, estampa, etc.)

 

Ambientação

Esse é o item no qual percebemos a maior dificuldade por parte dos designers, mas é também o mais importante para os clientes. A ambientação se relaciona inicialmente ao estilo (industrial, campestre, contemporâneo, etc.) e o conceito por trás da cena (quem o utiliza o espaço e como utiliza), se estes dois pontos forem empregados corretamente boa parte da decoração estará resolvida. Outros elementos que influenciam uma boa ambientação são as convenções arquitetônicas ou medidas padrão utilizadas em projetos de interiores, a proporção dos elementos que compõem a cena, a escolha dos objetos (ligado ao estilo e conceito), e, por fim, a harmonia geral da cena. Em resumo, a ambientação é o que vai "dar vida" aos produtos e inspirar os consumidores. Muitos profissionais da nossa comunidade 3D têm experiência com CGI, porém não possuem muitos conhecimentos em relação a design de interiores e decoração. É por isso que estamos sempre produzindo novos Conteúdos e atualizando as referências do Pinterest.

 

Realismo

Primeiramente, analisamos se há textura no ambiente, nos pisos, paredes e objetos de decoração. Também observamos detalhes da cena, como os reflexos e refrações (vidros, vasos, espelhos e luminárias, etc.), a forma como os elementos estão posicionados (se há casos de objetos "enterrados" ou flutuantes) e a maneira com que a luz foi trabalhada no ambiente - seja natural ou artificial - observando principalmente as sombras e contrastes. Estes aspectos contribuem muito para a sensação de realismo, além de mostrar o cuidado e capricho que o designer teve com a execução. Por fim, observamos se os produtos estão com cor e aspecto coerentes com a realidade e/ou imagem referência (reflexos, refrações, texturas e a forma como a luz incide sobre eles). Assim como a ambientação, o realismo é o que vai "encher os olhos" dos clientes e consumidores, e diferenciar trabalhos incríveis dos comuns. Esse item tem um grande peso na avaliação, já que o foco da DECORA é a excelência na qualidade de CGI.

 

ATENÇÃO

O fato de alguns pacotes serem aprovados sem homologações não significa que eles estão perfeitos e não precisam de nenhuma alteração. Na maioria das vezes eles precisam sim, mas são alguns ajustes sutis e acaba sendo mais viável para todos (DECORA, designers, clientes) entregar uma imagem dentro do padrão mínimo de qualidade, ao invés de gastar dias nas homologações e ajustes para consertar alguns detalhes. Nesses casos, porém, muitas vezes as imagens não estão boas o suficiente para receberem uma avaliação de 5 estrelas.


Veja um exemplo a seguir. Esta foi a primeira entrega de um pacote, feita com um prazo de 72h:

Foi solicitado que o designer refizesse a cena (prazo de ajustes 24h), e esta foi a imagem final, aprovada após pouquíssimos ajustes na nova cena:

Veja como o designer refez toda a cena, com uma ambientação muito mais interessante, num prazo bem menor.

 

As notas são dadas com base na última entrega, mas o processo de desenvolvimento também tem certo peso, como o número de homologações e quantidade de ajustes (tags) solicitados a cada envio.

A avaliação depende muito da dedicação do designer em entregar um bom trabalho. Com o aumento do prazo para a primeira entrega, esperamos que o nível de qualidade aumente, principalmente com relação a ambientação e realismo, e a homologação sirva apenas para aperfeiçoar uma imagem que já está boa.

 

 

PACOTES NOTA 3

 
 

PACOTES NOTA 5

 

Nós estamos constantemente trazendo novos designers muito talentosos e capacitados para fazer parte da comunidade DECORA e, infelizmente, aqueles que não demonstrarem comprometimento ou não acompanharem o ritmo de evolução e aprimoramento vão acabar ficando para trás.

Você está preparado para crescer com a gente? :)