Entrevista: Elenice Capelario

1 Comment

Entrevista: Elenice Capelario

Com quase 200 jobs aprovados na Decora em menos de dois meses, a Elenice é uma das parceiras mais produtivas da Decora (além de ser uma pessoa muito simpática!). Hoje, ela deixa algumas dicas de como começou na carreira, como progrediu na Decora e deixa algumas dicas para quem está começando.

Com vocês, Elenice:

DECORA: Dê onde você é? Qual é sua formação profissional?
Sou de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.
Elenice Capelario: Sou formada pela UFPR,  em Expressão Gráfica, um curso que abrange um pouco de tudo no 3D e arquitetura. 

DC: Quais são seus hobbies? Gosta de alguma serie? Complete a frase: “Quando eu não estou modelando eu estou…"
EC: Hahahaha! Séries sempre! Eu vejo coisas de 3D o dia todo, então acho que esse seria meu hobbie.

597655284d07336870e95f9a.png

DC: Quando você começou a trabalhar com 3D, qual era sua expectativa? Você tinha algum medo? 
EC: Minha expectativa era entrar em um grande estudio e trabalhar no que eu gosto, o que acabou acontecendo com o passar do tempo. Eu tinha muito medo de pegar trabalhos e não conseguir faze-los, porque uma coisa é assistir uma vídeo aula e outra é colocar a mão na massa. Mas esse medo é bom, porque te faz ir atrás e estudar mais. E no caso de modelos e jobs que envolvam modelagem e renderização, o melhor jeito é fazer, vídeo aulas e cursos são bons, mas o melhor aprendizado vem de você sentado na frente do pc quebrando a cabeça e tentando fazer. 

DC: E quando começou na Decora, como foi?
EC: Relacionado ao decora, eu tinha medo de entrar porque muita gente falava mal... Mas depois peguei o jeito e com minhas habilidades melhorando conseguia aprovar jobs de cenas por muitas vezes logo na segunda prévia. Agora com a plataforma de modelos melhorou 1000x vezes trabalhar com o Decora, pois são jobs simples e a maioria aprova rapidamente.

DC: Por que a Decora é uma boa opção de trabalho para sua vida?
EC: Com o passar do tempo percebi que eu não precisava estar em um grande estúdio para fazer o que gosto, claro, tem suas vantagens estar em uma empresa fixa, mas nada melhor do que trabalhar em casa como freelancer.

Possuo vários clientes, mas o Decora sem dúvida é o com maior demanda de jobs, todo dia tem jobs novos e variados e eu ainda posso escolher o que quero. Em um trabalho normal, eu tenho que cumprir horários e não posso escolher muito o que posso fazer ou de que forma fazer, no decora eu posso pegar jobs a hora que eu quiser e se precisar viajar e ficar semanas fora não tem problema. Além que de agora com a plataforma nova, os jobs são pequenos, ou seja, em questão de horas vc já termina e recebe pelo mesmo.

DC: Você acha que suas habilidades melhoraram depois que você começou a trabalhar com a Decora?
EC: 
Certamente estou mais crítica com meu próprio trabalho, minhas habilidades em achar defeitos ou erros melhoraram. Minha modelagem aumentou de qualidade por que sempre tem coisa diferente a ser modelada em cada job, o que gera experiencia. Muitas vezes achei que as correções poderiam ser mais leves, mas depois eu comparava minha primeira entrega com a última e eu percebia a diferença que fazia no trabalho final. Qualquer cliente irá te pedir alterações, concorde você ou não com elas, a questão é saber que isso só vai, no final das contas, melhorar seu trabalho.

DC: Qual são as dicas pra quem já participa da Decora produzir mais?
EC: 
Vou dizer o que eu faço antes de pegar um job:

Modelagem e textura- Imagino como será modelado, olho todos os cantos e detalhes, vejo se tem acessórios ou outras partes inclusas. Dou uma conferida no site do vendedor e nas descrições. Isso evita surpresas, porque na hora de começar a modelar eu já sei como deve ser feito, qual ferramenta vou usar e como. Na parte de textura, antes de pegar dou uma conferida em quais tipos de mapas vou ter que usar (reflexo, bump, etc) e vejo se vou ter que criar a textura do zero ou só editar alguma já pronta. Sei que vai ficar longo essa resposta, mas na modelagem ainda acho de extrema importância, fazer modelos editáveis!! Fazer em lowpoly e deixar o modificadores ( turbosmoth, chamfer, etc) prontos para serem editados, pois assim quando houver ajustes não é preciso refazer nada, só editar os parâmetros! Existem modelos similares para serem baixados no site do decora, mas as vezes por não ter sido feito um modelo editável, nem esses similares podem ser reutilizados.

Habilidades - é bom se testar e provar pegando coisas que nunca fez ou não tem certeza de como faz, mas se quer ter boa produtividade aposte nas suas habilidades! Pegue jobs que tem certeza de que vai conseguir fazer tranquilamente sem ter que desistir. Com o tempo sua modelagem melhora e você automaticamente já consegue pegar jobs mais difíceis! 

Eu acho que um grande passo que o decora deu ( tanto para o decora quanto para os modeladores) foi o botão de devolver o job. Muitas vezes peguei jobs e quando fui ver tinha que modelar uma coisa que eu não conseguia e não tinha visto antes! Com o botão de devolver eu posso passar o job para outra pessoa que vai conseguir modelar facilmente, ao inves de tentar e tentar e no final entregar um modelo zoado. 

DC: Deixe uma mensagem para quem está começando agora.
EC: Nessa nova plataforma, é possível sim tirar um extra no final do mês, mas tem que ter certeza do que você é capaz ou não de modelar! Isso é o mais importante. A segunda coisa mais importante é fazer bons modelos! Deixe-os editáveis e se possível em lowpoly, isso só ajuda vc no futuro também quando precisar reutilizar modelos!

Muito obrigado pela entrevista, Elenice! Você é um exemplo para a comunidade Decora.

1 Comment