CORES: SAINDO DA ZONA DE CONFORTO

 

As cores têm um poder incrível, elas podem dar vida e personalidade a um ambiente, mudar o humor das pessoas, enriquecer as imagens.

Ainda assim, alguns designers parecem receosos na hora de usar cores da decoração de seus pacotes, ficando muito presos ao lugar-comum, o que resulta em ambientações bem feitas, porém não muito inspiradoras.

Primeiro de tudo, é importante estar atento ao briefing de cada pacote. Normalmente, para os trabalhos EUA o uso de cores deve ser um pouco mais contido. Cozinhas em geral não devem ser muito coloridas, mas em outros ambientes é possível adicionar alguns pontos de cor. Para os pacotes do Brasil já é possível experimentar bem mais, criando ambientes alegres e modernos.

De qualquer forma, leia sempre as exigências do cliente. Se o job permitir, perca a timidez e desfrute do poder das cores!

Quer alguns exemplos? Veja o que você acha da cena abaixo.

Bonita, mas não tem nada de especial, certo?

Agora, observe a nova versão.

Ficou muito mais inspiradora!

Mais alguns exemplos:

PRÉVIA

CENA FINAL

PRÉVIA

CENA FINAL

Portanto, é importante aprender a usar cores vivas, seja de forma pontual ou mais profusa. Para quem não está acostumado pode ser um pouco difícil no início, mas com a prática você verá o quanto as cores podem mudar completamente suas cenas!

O ambiente abaixo é um bom exemplo de como começar a aplicar mais cores no ambiente, composto por tons sóbrios com alguns elementos rosa.

Mas cuidado, o uso equivocado ou excessivo também pode acabar com um ambiente.

Veja este exemplo. O uso de cores e elementos aparece em excesso e sem harmonia:

Agora veja como o pacote ficou após a homologação:

Muito melhor, não acha?

Confira algumas dicas para facilitar suas escolhas.

Use o círculo cromático como referência. Essa ferramenta é super simples, mas ajuda muito na hora de escolher combinações. As cores análogas aparecem lado a lado no disco e têm uma mesma cor de base. São usadas para transmitir uma sensação de uniformidade e, usadas juntas, formam uma composição elegante. As cores complementares ficam opostas no círculo e lado a lado passam uma ideia de força por criarem contrastes e se destacam uma à outra. Cuidado para não usar apenas cores complementares em um trabalho. Quando colocadas junto às cores análogas elas oferecem um equilíbrio maior.

Uma ferramenta bem legal para explorar o círculo ao máximo é a Adobe Color CC. Experimente!

Pense sempre em usar as cores de forma a valorizar os produtos do pacote. Por exemplo, se o produto é branco, evite colocá-lo num fundo branco. Procure sempre destacá-los no ambiente, neste caso as cores contrastantes são boas escolhas.

Inspire-se com algumas cenas onde as cores foram bem utilizadas:

E aí, vamos aplicar estas dicas? Veja nosso painel de inspiração de Cores e Paletas no Pinterest, pesquise referências, inspire-se, teste.

Principalmente, saia da sua zona de conforto e permita-se ousar!

Esperamos ver a diferença nos próximos pacotes ;)