EUA: REGRAS E CONVENÇÕES DE ARQUITETURA

 

As cenas para os clientes dos Estados Unidos têm algumas características próprias que diferem dos padrões brasileiros.

Veja os principais pontos nos quais você deve estar atento quando for desenvolver um pacote para os EUA:

 

PORTAS E JANELAS

As portas de entrada, em geral, são maiores tanto na largura quando na altura, sendo a altura mínima 2,10 m. Em cenas externas elas sempre têm destaque.

 

PORTAS DE ENTRADA

 

Utiliza-se muito portas e janelas do tipo francesas, principalmente em ambientes tradicionais. Já nos mais contemporâneos, vidros fixos e aberturas com linhas mais limpas funcionam bem. Para cenas em estilo vintage ou industrial, uma boa dica é usar janelas grandes de metal padrão loft, que dão ainda mais personalidade à cena.

 

ESTILO CONTEMPORÂNEO

ESTILO TRADICIONAL

ESTILO INDUSTRIAL

 

ALTURA DAS JANELAS

As janelas devem estar alinhadas à porta pelo topo, assim mostram maior coesão com a realidade. Quanto ao peitoril (altura em relação ao chão), não há regra. Em janelas convencionais se utiliza 90 cm de peitoril, porém existem casos em que se usa peitoril com cerca de 40 cm para valorizar a cena, como em salas de estar e jantar, quartos e banheiros, conferindo um ar de sofisticação e amplitude ao ambiente.

 

ALTURA DE BANCADAS

As bancadas de trabalho têm uma altura de 86 cm a 90 cm de altura. No caso de ilhas, quando as banquetas são altas (90 cm) a altura utilizada é 110 cm, porém se houver espaço de trabalho como cooktop ou pia, a altura deve ser a mesma de uma bancada convencional.

 

ILHA COM BANQUETAS ALTAS

ILHA COM ESPAÇO DE TRABALHO

 

PÉ DIREITO

O pé direito é um elemento muito importante na cena, responsável por transmitir diferentes sensações, como aconchego com alturas menores e grandiosidade com alturas maiores. Dependendo do que se deseja transmitir com o ambiente, é possível trabalhar com alturas diferentes do pé direito, porém o mínimo deve ser sempre 2,40 m. Analise o briefing do cliente, nele geralmente você receberá uma ideia geral do que se deseja para o pacote.

 

AMBIENTES COM PÉ DIREITO ALTO: SENSAÇÃO DE AMPLITUDE

 

ACABAMENTOS

O rodapé sempre deve ser branco e com algum detalhe, como frisos, exceto em áreas externas, onde se utiliza o material do próprio piso.

Quando a parede tem revestimento, como azulejos em banheiros, não se coloca rodapé por cima. O rodapé serve para dar acabamento, porém o revestimento já é, ele próprio, um acabamento, sendo o rodapé desnecessário nesses casos.

Na maioria dos ambientes se aplica também rodateto para finalizar as paredes e o teto, mas não quando o teto tem vigas aparentes.

Sempre que as janelas forem de madeira, sejam brancas ou na tonalidade natural da madeira, aplica-se moldura externa ao vão da janela para acabamento. Em janelas de metal estilo loft ou mais contemporâneas não há necessidade.

Nas portas, sempre se coloca moldura combinando com o estilo da abertura (tradicional, vintage, industrial, etc).

O uso de lambri e parede em madeira é muito utilizado em diversos estilos, como no caso de cenas tradicionais, quartos de bebê e ambientes de casas de praia, nos quais é comum usar madeira horizontal revestindo paredes.

Preparado para fazer ambientações para os EUA? Veja os próximos posts detalhando cada estilo para suas cenas ficarem ainda melhores!