CONCEITOS BÁSICOS DE FOTOGRAFIA

 

Você já deve ter visto que recentemente mudamos um dos nossos critérios de avaliação dos pacotes de Ângulo para Fotografia. Juntamente com Modelagem, Ambientação e Realismo, a média destes itens compõe a sua nota de desempenho, que pode restringir os tipos de pacote que você poderá pegar.

O critério mudou porque engloba mais elementos, sendo assim uma avaliação mais completa. A fotografia da cena é determinada pelo conjunto do ângulo, da iluminação e da valorização dos produtos.

Já fizemos um conteúdo apenas sobre o ângulo nas imagens 3D. Agora vamos falar um pouco mais sobre os outros pontos.

 

ILUMINAÇÃO

Veja a dica dada pela Natália, uma de nossas designers parceiras, na entrevista que fizemos com ela:

“Estude princípios de fotografia, eles podem ser aplicados às imagens 3D também. Luz bem posicionada e ângulo bem feito criam lindas imagens. Se puder aprender com uma câmera, melhor, porém vídeos no Youtube sempre ajudam tanto para aprender técnicas fotográficas, como modelagem ou materiais.”

                                                                                                                                                             - Natália Moschetta

 

Sua compreensão de como trabalhar a iluminação é ótima, veja um de seus trabalhos abaixo.

Agora, analisando esta cena responda: você sabe quais são os 3 diferentes tipos de fontes de iluminação?

Temos a luz natural, sendo o sol a principal delas, a artificial, proveniente de lâmpadas e outros objetos feitos pelo homem, e a luz ambiente, que consiste na mistura das duas primeiras.

Muitos designers dão preferência para o uso da luz natural apenas, porém utilizar luz artificial de forma pontual e discreta também é bom, criando assim a luz ambiente, muito mais interessante.

Observe como essa forma de iluminação deixou o ambiente abaixo aconchegante:

Outro ponto bem importante é a diferença entre luz dura e suave. Basicamente, a luz dura é aquela que incide diretamente sobre os objetos, originando sombras bem marcadas e nítidas. A luz suave, por outro lado, é mais difusa, gerando sombras sem contornos definidos. Para ambientações 3D, prefira sempre a segunda opção.

Veja a cena a seguir:

A luz muito dura acaba “cortando” os produtos, dificultando sua visualização e causando uma impressão de artificialidade.

Nesta segunda variação a luz melhorou bastante, mas o ângulo não ficou tão bom, mostrando muito o chão.

 

VALORIZAÇÃO DOS PRODUTOS

É preciso sempre ter em mente a valorização dos produtos do pacote. Os ambientes como um todo devem ser bonitos, realistas e inspiradores, e harmonia entre os elementos é essencial, porém o que a cena precisa destacar são os produtos dos clientes, certo? É por causa deles que desenvolvemos todo o trabalho, não se esqueça disso.

Portanto, tenha sempre bom senso na hora de fazer cortes nos produtos. Não há problemas em cortar outros elementos, mas os itens que fazem parte do pacote devem aparecer em evidência. No ambiente abaixo, por exemplo, mal podemos ver a chaise longue que aparece à esquerda.

Após os ajustes, veja como ficou:

O móvel está bem mais destacado, certo?

Lembre-se também de que independente de qual objeto você esteja cortando, o observador deve conseguir entendê-lo.

Observe mais alguns exemplos a seguir. Na cena abaixo temos muitos elementos chamando atenção: as cores, o papel de parede… E o produto (cozinha completa) está escondido atrás da ilha.

Note como a visualização melhorou após os ajustes:

Já no ambiente abaixo, os produtos são as cadeiras, mesa, buffet, tapete, luminária e adesivo, mas eles acabam se perdendo entre tantos elementos que compõem esta decoração. O que mais chama atenção são os móveis amarelos ao fundo.

Já a cena final ficou muito mais harmônica e o equilíbrio entre os produtos é bem maior.

Além do devido destaque no ambiente, é muito importante encontrar sempre uma boa perspectiva para os close ups, enaltecendo as melhores qualidades dos objetos.

Agora inspire-se com os exemplos abaixo:

Gostou?

Aplique estes conceitos aos seus próximos pacotes e seu trabalho ficará muito melhor!