GUIA OFICIAL DE DECORAÇÃO

 

Quer se tornar um Curador Decora? Veja a seguir dicas de como realizar uma decoração de sucesso, seguindo estilos e tendências atuais.

AMBIENTE E ESTILO

O primeiro passo é a escolha de qual ambiente de uma casa você quer montar, e o estilo da decoração, já que você deverá seguir essa linha para escolher os produtos. Busque sempre um posicionamento inspiracional, focando na escolha de produtos para ambientes modernos e atrativos. Para isso, siga tendências como as apresentadas abaixo.

CLÁSSICO

Atemporal, essa tendência é grandiosa e elegante, relembrando as casas do século XVIII e XIX. O mobiliário segue um estilo antigo e há pouco uso de decoração, considerando que os móveis já são de grande porte e ornamentados.

Cores principais: Preto, prata, branco, cinza, dourado e cru.


CONTEMPORÂNEO

Estilo clean, que valoriza o minimalismo ao exagero. As composições são modernas e baseadas nas tendências mais atuais. Os móveis têm as formas mais simples e traços angulares. Materiais como madeira, vidro, metal e couro são bem característicos deste estilo.

Cores principais: Preto, branco, cinza, azul-acinzentado, bege, creme e castanho e detalhes coloridos.


INDUSTRIAL

Essa tendência é inspirada em ambientes como armazéns, galpões, garagens e antigas instalações industriais que foram transformados em moradias. Esses espaços ficam sem reforma e mantém as tubulações, os fios, o cimento queimado no chão e as paredes de tijolos aparente.

Cores principais: cinza, preto, branco e azul. Usa-se também muitos metais, madeiras rústicas e peças funcionais, muitas vezes reaproveitadas.


RETRÔ

Essa tendência busca utilizar peças interessantes e marcantes de mobiliário e decoração dos anos 50 à 70, mesclando-os a elementos contemporâneos. Os móveis geralmente possuem pés palito, superfícies lisas e o uso da madeira é bem presente.

Cores principais: laranja, verde, vermelho, amarelo, azul, cor-de-rosa e lilás, contrastando com tons de madeira.

 

RÚSTICO

Mobiliário que remete ao campo, com peças gastas e marcadas. As cores são geralmente nos tons terrosos ou brancos, já os tecidos permitem o uso do xadrez, floral ou listras.

Cores: Bege, verde, marrom, vermelho escuro, amarelo escuro, caqui.

 

SELEÇÃO DE PRODUTOS

A etapa seguinte é a escolha de produtos que formem uma cena coerente aos parâmetros recém selecionados. Como critérios, podem ser utilizadas cores, estampas, texturas, tonalidades, formas.

Você pode conferir abaixo uma decoração com produtos que foram cuidadosamente selecionados, realizada por uma arquiteta:

O ideal é a seleção de produtos que combinem entre si, mas não tenha medo de misturar: compor diferentes estilos em um mesmo ambiente é uma tendência. Para isso, não é necessário seguir nenhuma regra específica, apenas deve-se lembrar de evitar excessos. Agora, observe como os produtos acima foram combinados na seguinte ambientação:

Perceba como neste ambiente objetos típicos de diferentes estilos, como contemporâneo, retrô e industrial, foram combinados e geraram um ambiente aconchegante e com personalidade.

Ao criar uma decoração, aposte nessas ideias para que, a partir dela, seja criada uma ambientação que irá surpreender o seu espectador! Desse modo, além de o consumidor ter novas ideias para renovar sua casa, você ao mesmo tempo ganhará destaque e reconhecimento por ter participado desse processo.

Observe os móveis e objetos que foram selecionados para esta decoração de outra sala de estar:

Observe o ambiente abaixo, gerado a partir da decoração anterior. Perceba como houve coerência entre os produtos escolhidos, equilíbrio na distribuição deles e como o ângulo utilizado os valorizou. O resultado foi uma cena belíssima, extremamente harmoniosa e aconchegante.

Você também pode selecionar um produto que por si só já chame bastante a atenção, como uma poltrona de cor viva ou um papel de parede marcante. Esses produtos serão responsáveis por dar maior personalidade ao cômodo, ainda que não provoquem um conflito ou poluam a cena.

O ambiente abaixo foi gerado a partir da decoração anterior. Verifique como os produtos foram atenciosamente escolhidos para que fosse criado um ambiente confortável e receptivo, e ao mesmo tempo super contemporâneo.

Agora, para finalizar, seu perfil vai aparecer em alguns dos maiores e-commerces de móveis, reforma e decoração do Brasil e do exterior!

Olha só como os clientes do site verão a sua decoração e como você ganhará visibilidade dessa forma:

Vamos começar?