REGRAS BÁSICAS DE PROPORÇÕES

 

Para que uma cena 3D seja o mais realista possível, é essencial respeitar as proporções entre o ambiente em si e os móveis e objetos que o compõem. Essa é uma das primeiras coisas que causa estranhamento no observador quando as regras não são respeitadas, dando a sensação de que há algo errado com a imagem.

Durante o processo de homologação aqui na Decora, nossa equipe de qualidade não têm como medir nada nas imagens que você nos envia. Então, para avaliarem as cenas, tomamos como parâmetros os princípios básicos da arquitetura de interiores.

Que tal revisar algumas regras?

 

 

A altura das portas deve ser 2,10 m.

 

 

A largura é 0,80 m. Em banheiros essa largura pode ser um pouco menor, mas sempre dê preferência para o tamanho padrão.

 

As janelas devem sempre estar alinhadas à porta pelo topo e o peitoril (altura do chão) deve medir de 0,90 m a 1,10 m, tanto em salas e quartos como em cozinhas. O ideal, no caso das cozinhas, é iniciar a janela ao final da bancada. Para banheiros é aceitável 1,50 m - 1,70 m.

Bancadas de trabalho em pé, como balcões de cozinha e cubas de banheiros devem ter uma altura de  0,90 m.

medida_cozinha.jpg

Mesas para trabalho sentado têm uma altura ideal de 0,75 m.

Bancadas elevadas para uso de banquetas devem medir 1,10 m.

É sempre importante observar também a padronagem das estampas e texturas do ambiente, como numa parede de tijolinhos, cerâmica, ladrilho, madeira, etc. Estes detalhes já mudam totalmente a percepção, sem essa referência básica, a proporção pode ser perdida.

O padrão médio para o pé direito das residências é de 2,70 m, podendo variar entre 2,40 m e 2,50 m em alguns casos, como quando existe rebaixo de gesso. Os banheiros podem ter o o pé direito um pouco mais baixo, de até 2,30 m.

 

Para os pendentes, em uma sala de jantar ou ilha de cozinha, a medida entre o pendente e a mesa deve ser de, em média, 0,60 m à 0,70 m.

Em lustres sobre mesas de jantar é 0,70 m a 1 m no máximo.

Para criados mudos o ideal é uma distância média de 0,60 m.

Agora vamos praticar?

Analise o ambiente abaixo. O que parece estar errado?

É evidente que a proporção entre o tamanho da mesa e da porta está errada, não é? Perceba como ao passar os olhos nesta imagem já sentimos que alguma coisa não está certa, em seguida começamos a procurar pelos erros.

 

Mais um teste, observe a seguinte imagem:

Encontrou o problema? O tamanho do sofá não condiz com a cadeira e luminária próximos à televisão.

 

Um ambiente desproporcional nunca passa despercebido, portanto esteja sempre atento à correspondência entre os móveis e objetos. Siga as medidas fornecidas, não tente fazer no olho. Assim é muito mais fácil de acertar de primeira e evitar retrabalhos!

Até a próxima ;D